top of page

NOVOS SONHOS, NOVA TERRA, NOVA VIDA - BRASIL, BENTO GONÇALVES, RS

  • Foto do escritor: Maria Dilone Ficagna
    Maria Dilone Ficagna
  • 25 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

AS TERRAS DOS FICAGNAS - PESQUISANDO IN LOCO

Estivemos meus irmãos Wolmir Ficagna, Maria de Lourdes e eu, no Distrito de Tuiti, Bento Gonçalves, em janeiro de 2012. Nosso guia nos levou na Subsede Administrativa do Distrito de Tuiuti, que coincidentemente tinha como administrador o Sr José Ficagna. Este nos recebeu muito gentilmente, nos levou conhecer sua casa, se colocando a disposição até para nos hospedar. Transcrevo aqui o essencial das informações obtidas.

Entrevista com Sr. Ivanor, Dona Vera, moradores do Distrito de Tuiuti e do nosso guia Sr. Genor.

Ivanor: A Marfisa foi a empresa colonizadora que criou o distrito de Tuiti. Tinha também a Linha Marfisa que fica ao Norte de Bento Gonçalves, hoje distrito de Tuiuti, que faz divisa com Veranópolis.

Genor: A média das propriedades hoje é de 7,5 ha. Começaram com 10 alqueires, quando distribuíram as terras, ou 24 ha. dependendo das terras, mais dobradas ou não. Os colonos não queriam as propriedades muito grandes porque dependiam da ajuda mutua entre eles para tocar a lavoura. O problema é que as famílias cresceram muito e as terras foram sendo subdivididas não dando mais para subsistir. Aí foram embora para o Oeste do RS – região das Missões, de Sta Catarina, e Paraná.

As Terras dos Ficagnas, assim chamadas até hoje, ficam numa área que integra o distrito de Tuiuti, chamada Linha São Valentin, próximo ao Rio das Antas, onde os bisavós tinham as terras. Atualmente tem a Escola Agrotécnica ou Instituto Federal de Agrotécnica. Hoje tem o matadouro, as poedeiras, a piscicultura, o gado leiteiro.

Sr. Ivanor – Minha família comprou parte das terras dos Ficagnas. Foi meu avô que comprou dos Ficagna e ainda hoje mantém o nome de Terra dos Ficagna. Quando vamos pra aquele lado dizemos vamos pra Terra dos Ficagna.

Foi muito emocionante pisar naquele solo onde chegaram e se instalaram os bisavós, onde nasceu meu vô Antonio e provavelmente nosso pai, Eterio Arcangelo, aqui bem próximo. Segundo os entrevistados essa grande árvore de plátano e o muro de taipa marcam o lugar onde foi construída a casa de Angelo Ficagna e família. A casa sofreu um incêndio e foi demolida.

ȡ�




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

2018 - Cassio Pizzato - 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page