top of page

VOLTANDO ÀS RAÍZES NO BRASIL Parte 1

  • Foto do escritor: Maria Dilone Ficagna
    Maria Dilone Ficagna
  • 23 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

MAIS UMA VOLTA AO PASSADO - VERANÓPOLIS

Visitando a cidade de Veranópolis, cidade serrana conhecida como a “Cidade de Longevidade”, neste mês de novembro de 2021, tive uma belíssima aula sobre a imigração dos italianos e principalmente me senti pertencida aquela cidade, pois foi por algum tempo também a terra de meus avós, do meu pai e tios. Foi criada em janeiro de 1898, e está ainda hoje plena de história e da cultura italiana.

Essa viagem foi também uma volta ao passado de meu avô Antônio Ficagna, último filho do imigrante Angelo e Adele Ficagna. Meu avô e família moraram nesse município por meados dos anos de 1920 quando migrou com a família de Bento Gonçalves e Nova Prata. Nessa época Veranópolis chama-se Alfredo Chaves.

Meu avô, segundo depoimentos de meu tio Divino, com seus 89 anos, e assíduo frequentador das Festas dos Ficagnas, me contou sobre a Casa de Pasto da família. Em seu depoimento ele falou-me que “A família veio para Alfredo Chaves, onde compraram uma terra de pinhais e montaram uma serraria. Exportavam madeira pelo rio das Antas até o Guaíba. A madeira ia em balsas. Porém, a madeira era barata e o negócio não progrediu. Tiveram que vender a serraria ao um tal Baú que ficou devendo por muitos anos 400.000 réis e não pagou nunca mais. Havia como hoje, muita safadeza.

Então vieram para Capoeira, no interior de Alfredo Chaves, onde montaram uma Casa de Pasto. A família tinha um comercio – ou bodega, cuidado pelo meu pai Etério, na época com seus 18 anos. Plantavam alfafa, armazenavam e vendiam para os carroceiros que transportavam madeira em carroções com 8 mulas. Estavam indo muito bem, era um lugar muito bonito.

Em 1932, com a Revolução Federalista, entre os Maragatos e os Chimangos, houve muitos problemas na região. Foi quando entrou Getulio Vargas no poder. Como era um lugar de passagem, a Casa de Pasto era assaltada, roubavam as mulas, cavalos Quarto de Milha e tudo que encontravam. Meu pai, diz Divino, temendo pela família, foi forçado por essa situação a vender a propriedade e vir morar em Passo Fundo em 1932.

A cidade de Veranópolis com seus 26.000 habitantes é uma pequena cidade industrial, que assim como outras do Rio Grande do Sul, exploram também o turismo a partir do seu patrimônio histórico e cultural invejável.

Alfredo Chaves foi a quarta colônia italiana a ser colonizada a partir de 1884. Caxias e Bento Gonçalves já haviam sido colonizados nessa época pelos imigrantes italianos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

1 kommentar


Mara Moro
Mara Moro
15 sep. 2023

Sou neta de Antonio Modesto Ficagna e Catarina Todeschini Ficagna eles moravam em são Valentin distrito de Bento Gonçalves-Rs.

Gilla

Faça parte da nossa lista de emails

2018 - Cassio Pizzato - 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page