top of page

SOBRE

Destaque

   O objetivo deste BLOG sobre a família Ficagna é disponibilizar informações sobre a história da família e sua genealogia  e principalmente  estabelecer a interação entre os elementos da grande família Ficagna, de modo que possamos coletar dados de nossos antepassados, checar os já existentes, confirmando-os ou corrigindo-os.

    Estaremos sempre abertos a alterações e complementações, de modo que possamos aprimorar cada vez mais a nossa história.

   O conteúdo disponibilizado será basicamente informações da árvore genealógica da família Ficagna a partir dos imigrantes  Ângelo Ficagna  e Francisco Ficagna e seus filhos, que vieram para o Brasil aproximadamente em 1880.  Buscaremos reconstruir a história  da imigração italiana, a saga dos imigrantes, suas esperanças, conquistas  e decepções  na nova terra. Pela abrangência do projeto de construção da árvore genealógica e pela dificuldade de cadastrar os milhares de Ficagnas e Ficanhas espalhados por esse Brasil, pensamos ser necessário delimitar um período entre os anos de  1875 a 1975. Inicialmente também delimitaremos o tronco  de ANGELO FICAGNA E MARIA FORMENTON, do qual descendemos e do qual temos a maior quantidade de dados até o momento.  Mas como nos encontros da família nos últimos 4 ou 5 anos temos também recebido parentes pertencentes ao tronco do Francisco acabamos construindo também essa árvore,  embora esteja ainda incipiente.

   O esforço de falar de nossos antepassados é procurar trazer para o presente, um pouco da vida, anseios e sonhos de  nossos queridos, e assim  aprender a valorizar  e honrar quem nos antecedeu.

   Porém, falar sobre a  imigração é impossível sem colocá-la no contexto da imigração italiana, alemã, polonesa e outras que aconteceram para o Brasil do século XIX. Procuraremos as motivações da emigração para o Brasil, reconstituindo a vida do imigrante na Itália nessa época, a miséria, a fome, as guerras, as questões politicas e a falta de expectativas que viviam. Daí  a esperança de encontrar no Brasil a possibilidades de um futuro melhor, de ter sua própria terra. Falaremos dessa  saga dos imigrantes, suas esperanças e decepções e  as conquistas na nova terra, onde chegaram, as primeiras terras em Bento Gonçalves, depois as mudanças realizadas. 

   Pretendemos, enfim,  reconstruir nossa  história a partir de pesquisas bibliográficas,  sites na internet e de pesquisas diretas junto aos membros da família. A história oral ajudará a recuperar alguns dados, fragmentos de memória, os quais podem estar  meio soltos, uma vez que os depoimentos colhidos são de filhos ou netos  de Ângelo Ficagna. Acresce a isso, muitos dos depoimentos  foram realizados quando esses parentes tinham bastante idade.          Mas isso será compensado pelo acréscimo que vocês fizerem.

   Fizemos também algumas pesquisas in loco na Itália, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Tags
Cadastra-se

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Faça parte da nossa lista de emails

2018 - Cassio Pizzato - 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page