IGREJA PAROQUIAL SAO MICHELE AGUGLIARO
- Maria Dilone Ficagna
- 15 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2018

Na antiga Igreja da Paroquia S. Michele Arcangelo se casaram o imigrante Angelo Ficagna e Maria Formenton, meus bisavós.
Esta igreja foi um importante centro religioso e social da comune de Agugliaro. Os sinos da igreja na comunidade de contadini ou lavradores marcava os momentos importantes absorvendo uma dupla função, a religiosa e socio-civil. Ao amanhecer o sino abria a jornada chamando para o trabalho na lavoura. Ao meio dia, anunciava o Angelus e os operarios iam para sombra de uma árvore para comerem a minestra ou polenta que a mulher lhe preparara. A Ave Maria anunciava o crepusculo e os ultimos retardatarios no campo abandonavam o trabalho até o dia seguinte. Ali também eram realizadas as cerimonias religiosas e sociais. Casamentos e velorios. Eventos religiosos e politicos.
Nos anos sessenta foi tomada a decisão de abandoná-la. Foi grande a polemica e o sofrimento, mas as lutas pelo financiamento da restauração pelo Estado resultaram infrutíferas.
Atualmente está deteriorada e num estado lastimável. Foi substituida por outra igreja paroquial no centro da comune.
21 de fevereiro é o Dia Nacional do Imigrante Italiano -
Dia 21 de fevereiro é o Dia Nacional do Imigrante Italiano. Pelo menos 15% da população brasileira tem ascendência italiana. As Regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de ítalo-brasileiros. A escolha da data é uma homenagem à chegada de 380 famílias de imigrantes italianos ao Brasil em 1874.
(no Google)
Ao longo da próxima semana estarei postando mais material.