ATUAL REGIÃO DO VENETO
- Maria Dilone Ficagna
- 26 de jan. de 2018
- 1 min de leitura

Foi das regiões da Lombardia e do Veneto que partiram grandes contingentes de imigrantes para América do Sul. Em especial do Veneto que era uma província de grande densidade demográfica, e uma das mais atrasadas economicamente de toda Itália. Daí os que vieram para o Brasil até 1885 eram, em sua quase totalidade, de famílias pobres, geralmente camponeses, que só emigraram quando já não havia possibilidade de subsistência. Vendiam sua terra, seus poucos pertences e embarcavam para a América para tentar a sorte.
A imigração para o Brasil, de começo foi para o Rio Grande do Sul, depois para São Paulo onde proporcionou o fim da escravatura no Brasil. Lá, provou aos grandes fazendeiros escravocratas do café que o rendimento do trabalho livre trazia possibilidades e mesmo vantagens na extinção do trabalho escravo.
No Rio Grande do Sul desde 1924, a colonização se fez na base da pequena propriedade. Os imigrantes italianos, mesmo não tendo a vantagem da gratuidade da terra, que tiveram os alemães, fizeram-se desde o inicio donos de sua lavoura e o lucro de seu esforço recompensando os sacrifícios dos primeiros tempos.
Comments